segunda-feira, 23 de julho de 2012

Monteiro Lobato - O escritor de Taubaté


Grande escritor brasileiro, crítico e criativo em suas ideias abordadas na literatura infantil. Aproveitou situações da realidade para inserir em suas obras, mas com o toque para a admiração e encantamento das crianças. A imaginação de Lobato criou uma ficção para os pequenos, em seu Sítio do Picapau Amarelo habitava personagens do mundo as fábulas, lá vivia Dona Benta, dona do sítio que conhece muitas histórias cheias de aventuras e conhecimentos, tudo o que seus netos Pedrinho e Narizinho precisavam. Havia também uma cozinheira, Tia Nastácia, a dona dos bolinhos divino, foi ela que fez a boneca que logo criou vida e saiu falando pelos cotovelos, seu nome Emília. O Visconde de Sabugosa, sabugo de milho, tinha conhecimentos em fazer porções para as crianças viajarem pelo mundo e universo.


Histórias que envolvem a saga do Sítio do Picapau Amarelo abrange 22 livros, desenvolve suas e outras adaptações de Peter Pan, Hans Staden, Dom Quixote para crianças e Histórias de Tia Nastácia - folclore brasileiro. 


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

PENTEADO, José Roberto Whitaker. Os filhos de Lobato: o imaginário infantil na ideologia do adulto. 2 ed. São Paulo: Globo, 2011.

LINK IMAGEM:




Nenhum comentário:

Postar um comentário